Compras guiadas pela emoção

Quando você faz compras, você segue o coração ou faz uma lista de prós e contras? ❤️ 🧠


Segundo pesquisas, na maior parte das vezes, nós somos guiados pela emoção. E isso acontece porque é necessário mais experiência e tempo para construir razão do que deixar a emoção rolar.

Por isso, no caso de uma necessidade, a compra será dominada pela razão, enquanto no desejo, a emoção é o que pesa.


Agora pensa no seu produto 💭📦

Ele é de extrema necessidade? Pode ser substituído com facilidade? Qual é o custo beneficio dele?


Entendeu onde eu quero chegar? Você precisa envolver o consumidor, criar um laço, um relacionamento!


O consumidor atual não esta preocupado somente com o produto, ele quer saber a historia da marca, as causas que ela abraça e como ela atende os clientes.


O professor de psicologia e marketing, Robert Cialdini, escreveu o livro "As Armas da Persuasão”, best-seller que se tornou um clássico no mundo dos negócios. Nele, Cialdini cita sete gatilhos mentais para convencer qualquer pessoa:


  1. Autoridade (racional)

  2. Coerência (racional)

  3. Compromisso (racional)

  4. Prova Social (racional)

  5. Reciprocidade (emocional)

  6. Escassez (emocional)

  7. Afinidade (emocional)


Agora vamos pensar na sexta passado. Como foram as vendas da sua loja na Black Friday? 🛍🛍

Se você viu todo mundo vendendo e sua loja ficou vazia, saiba que você tem um problema.


A Black Friday está ganhando cada vez mais força no Brasil, essa é uma data que os lojistas não podem perder, porque muitas das compras são guiadas por impulso, ou seja, pela emoção. Então se você faz um bom trabalho de marketing no dia a dia, as suas vendas na Black Friday tendem a bombar!


Nesse período, os consumidores que já são fans e amam a sua marca ficam ansiosos para gastar menos, comprando mais. Enquanto as pessoas que te seguem mas nunca compraram de você, se sentem movidos a experimentar o seu produto.


Ou seja, você consegue manter o seu cliente fiel e fazer com que ele seja cada vez mais embaixador da sua marca, uma vez que ele está comprando mais, usando mais e expondo mais o seu produto. Além de levar o seu produto para outros consumidores que podem vir a ser fans fies se tiverem uma boa experiência.


Mas é claro que Black Friday não é milagre. Para ter um público fiel, você precisa responder as perguntas dele seja por direct ou nos comentários, precisa interagir com ele sempre que possível, precisa se preocupar com a experiência de compra e de atendimento, além de manter as sua redes sociais sempre atraentes para que o interesse dele pela marca seja alimentado constantemente.


Já o cliente novo você ganha no alcance. Então usar corretamente as ferramentas que o Facebook e o Instagram disponibilizam é fundamental.


Percebeu como todas essas coisas estão relacionadas a um trabalho de médio/longo prazo? Como todas elas estão ligadas a emoção?


O sucesso não cai do céu! Seja organizado, tenha metas, delegue e invista em mídia social! 📊📝🗓

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